Notícias

5 motivos pelos quais é importante treinar seus funcionários

29 de Julho de 2015

5 motivos pelos quais é importante treinar seus funcionários

Treinar e capacitar funcionários é fundamental para quem os objetivos de qualquer organização sejam alcançados plenamente

\"Todo profissional, ao entrar para o time de uma empresa, precisa ser treinado sob os princípios da organização\"
Todo gestor espera de seus colaboradores empenho, dedicação, eficiência na execução das tarefas, assertividade na busca pelo cumprimento das metas, entre outras coisas. Não é raro, porém, nos depararmos com casos de empresas onde essa expectativa não vem acompanhada do fornecimento de meios para que ela se converta em resultados concretos.
Treinar e capacitar funcionários é fundamental para quem os objetivos de qualquer organização sejam alcançados plenamente. Profissionais sem a preparação adequada não rendem tudo que podem e ainda comprometem, entre outras coisas, a imagem da organização.
Abaixo, elencamos cinco dos vários motivos pelos quais é importante treinar e capacitar suas equipes:

1. Adesão à cultura e missão da empresa
Todo profissional, ao entrar para o time de uma empresa, precisa ser treinado sob os princípios da organização que, a partir daquele momento, passará a representar. Quando veem de outras companhias, muitas vezes chegam habituados a certos modos de trabalhar que distoam da nova casa e alguém precisa ensinar como as coisas funcionam ali.

2. Elevação da produtividade
Profissionais treinados e capacitados vão produzir mais e melhor, porque terão menos chances de errar e, consequentemente, gerar retrabalhos. Com métodos bem definidos e profissionais instruídos para executá-los corretamente, os processos se tornam mais ágeis e o resultados, certamente, serão maiores.

3. Redução de custos
A mesma lógica que vale para o ponto acima, sobre a elevação da produtividade, vale para este, acerca da redução de custos. Profissionais treinados vão utilizar melhor os recursos, otimizar as verbas disponibilizadas e, principalmente, evitar gastos desnecessários decorrentes de falhas.

4. Redução da rotatividade
O treinamento contínuo também é uma ferramenta importante para reduzir a rotatividade na empresa. Capacitados, os profissionais terão uma facilidade maior de adesão aos processos da empresa e poderão conseguir melhores resultados. Rendendo bem e tendo bons retornos pessoais, dificilmente esse colaborador vai se sentir mais atraído por outra organização.

5. Atualização
Os mercados têm se transformando com uma velocidade cada vez maior. Quem não se adapta acaba engolido pelo turbilhão de novidades que aportam nos mais variados setores dia a dia. Oferecer treinamentos com o objetivo de atualizar suas equipes é indispensável.

Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/5-motivos-pelos-quais-e-importante-treinar-seus-funcionarios/102570/